OLHE QUE NÃO

olhequenao.wordpress.com

GIOVANNA MARINI

Posted by J. Vasco em 31/03/2010

Infelizmente, o ímpar trabalho que o corso Michel Giacometti realizou em Portugal é ainda hoje pouco conhecido – e por isso nada acarinhado. A minúcia, o amor e a paixão com que se lançou à recolha das canções que acompanhavam o quotidiano popular foram as marcas de um trabalho pioneiro que desgraçadamente não teve seguimento.

Giovanna Marini, em Itália, sua terra natal, dedicou-se também à recolha e ao tratamento das canções de tradição oral do seu povo. Essas canções de luta e de trabalho, de festa e de esperança, de resistência e de angústias, formaram o corpo de um Novo Cancioneiro Italiano, por si criado.

Giovanna, com formação em guitarra clássica, inventou mesmo um sistema de notação musical na base dessas canções de tradição oral. Colaborou com vários intelectuais da esquerda italiana, como PasoliniFo ou Calvino, entre outros. 

Como se pode ler aqui, no seu site oficial (ao qual se recomenda vivamente uma visita), «em 1964 Bella Ciao, espectáculo de canto político e social, realizado em Spoleto com grande escândalo face a um público muito chic e pouco habituado, deu-lhe a possibilidade de cantar e de recolher cantos populares pela Itália inteira».

Quem não a conheça, deve passar a conhecê-la. Quem já a conhece, que continue a acompanhar o seu trabalho sério, dedicado, longe dos holofotes do mercado, e de grande, de enorme, qualidade.

 

Aqui, Canti di lotta e di lavoro, excertos de entrevistas, de canções e de concertos:

Aqui, a célebre canção Partono gli emigranti, cheia de dolência e ao mesmo tempo de firmeza:

Uma resposta to “GIOVANNA MARINI”

  1. Anónimo said

    Esta senhora é uma muito boa música. Tem versões do bella ciao únicas.

Deixe um comentário