OLHE QUE NÃO

olhequenao.wordpress.com

Archive for Maio, 2014

PUSHKIN (1799-1837)

Posted by * em 25/05/2014

.

К ЧААДАЕВУ

Любви, надежды, тихой славы

Недолго нежил нас обман,

Исчезли юные забавы,

Как сон, как утренний туман;

Но в нас горит еще желанье,

Под гнетом власти роковой

Нетерпеливою душой

Отчизны внемлем призыванье.

Мы ждем с томленьем упованья

Минуты вольности святой,

Как ждет любовник молодой

Минуты верного свиданья.

Пока свободою горим,

Пока сердца для чести живы,

Мой друг, отчизне посвятим

Души прекрасные порывы!

Товарищ, верь: взойдет она,

Звезда пленительного счастья,

Россия вспрянет ото сна,

И на обломках самовластья

Напишут наши имена!

 

 PARA TCHAADAYEV

Amor, esperança, glória serena

Pouco tempo nos aliciou o engano,

Findaram as diversões juvenis,

Como um sonho, como a névoa matinal;

Mas ainda em nós o desejo arde,

Sob o jugo do poder fatal

Alma impaciente

Apelo a zelar pela Pátria.

Esperamos, com lânguida esperança,

Os minutos da sagrada alforria,

Como espera o jovem amante

Os minutos do fiel encontro.

Enquanto pela liberdade ardemos,

Enquanto o coração pela honra vive,

Meu amigo, dediquemos à pátria

As rajadas sublimes da alma!

Camarada, crê: ela elevar-se-á,

A estrela da cativante felicidade,

A Rússia despertará do seu sono

E sobre as ruínas do despotismo

Os nossos nomes gravarão!

 

 

Anúncios

Posted in * | Leave a Comment »

MARAVILHOSA SUGESTÃO DO MEU FILHO :-)

Posted by * em 25/05/2014

THE LAST INTERNATIONALE: WORKERS OF THE WORLD – UNITE!

I come from East Virginia Where I was born In an old back shed My father moved us To new Orleans Where he was forced To use his hands Then late one night They took him away from us Because he learned To use his head My mother cried When the judge said “life” The union Was his only crime I’m still told to leave it All behind I spent my whole life on A picket line…. Screaming, Workers Unite Don’t give up the fight Workers of the world – unite. Unite! At my old age I’m still working as a slave The bosses work you To your grave They claim to be Like common folk They packed their bags When the levees broke For five long days I watched the waters rise I was forgotten And left to die I’ve got no country I’ve got no home Or no one To call my own I’m driftin’ back To East Virginia I’m going back to that ol’ Dark shed I remember What my father said When he was waiting On line for bread: screaming, Workers Unite Don’t give up the fight Workers of the world – unite. Unite!

Posted in *, Música | 1 Comment »

DECLARAÇÃO DE VOTO

Posted by * em 22/05/2014

CDU

Posted in CDU | Leave a Comment »

DA DESEDUCAÇÃO EM PORTUGAL

Posted by * em 21/05/2014

1) O que pensariam de um professor, de qualquer avaliador, que se recusasse a mostrar os enunciados das provas que usou para avaliar os alunos? Que não permitisse a ninguém ver os testes e exames que usou? Seria isto demonstração de rigor? Seria isto sequer legal? Pois bem, a Cambridge School, com quem um certo businessman que detém o papel de implodidor da escola pública portuguesa fez a negociata de colocar a escola pública à disposição (escolas, professores, etc.) para ganhar umas massas servindo-se da escola pública enquanto a ajuda a destruir, pode fazer isto na maior das impunidades. Os exames devem ser sempre publicados para escrutínio geral, em alguns países até são publicados em jornais e não só na internet. Mas os amiguinhos do cRato nem deixaram sequer que os próprios professores avaliadores de inglês ficassem com um exemplar. Afinal, o “segredo é a alma do negócio”.

2) O que fazem os países europeus que não aplicam as teorias retrógradas salazarentas que não consideram que seja através de autoritarismo, decorebas e exames precoces que se melhora a qualidade do ensino? Educam e protegem as suas crianças de tenra idade e fazem-nas ser ensinadas, educadas e avaliadas pelos professores que as conhecem bem, que as ensinam, educam e motivam sem stresses e sem terapias de choque. O que faz um crápula, que mais parece um daqueles pais energúmenos que acham que se o filho de tenra idade não estuda isto seria apenas “falta de porrada”? Esse malcheiroso tentaria implementar uma educação autoritária, obrigaria as crianças a terapias de choque e a exames precoces, a contrapelo de toda e qualquer pedagogia minimamente avançada.

3) O que faria qualquer pessoa de bem e minimamente inteligente que quisesse avaliar as pedagogias não-diretivas? Faria uma avaliação minimamente dialética, mostrando que as pedagogias não-diretivas enfermam de um menosprezo pouco consistente em relação ao necessário papel do professor e da lecionação dos conteúdos, que utopicamente absolutizam a autonomia dos alunos e a entendem como algo já dado (e não como uma construção paulatina da autonomia) mas…fá-lo-iam sem negar a importância da construção paulatina da autonomia, sem cair na dicotomia educação autoritária/educação não diretiva. O que faz um salazarento que mais parece um fanático de madraça taliban? Para este, o ideal é a porrada psicológica, é mostrar aos catraios que têm de tremer de pânico perante os estudos, é…porrada psicológica e decoreba, obrigá-los a decorar” e repetir mantras. Perante a dicotomia que as pedagogias não-diretivas não superam, a tal dicotomia educação autoritária/educação não diretiva, o salazarento apenas escolhe o outro polo da dicotomia, o polo da educação autoritária.

4) O que faria qualquer pessoa de bem e minimamente inteligente que quisesse avaliar a importância de Rousseau na história da pedagogia? Estudaria a fundo e globalmente as ideias do filósofo e separaria dialeticamente o trigo do joio, mostrando que, apesar das contradições de Rousseau e dele estar na origem de muitas ideias utópicas caras às pedagogias da não-diretividade, deu um inegável e importantíssimo contributo histórico para a teoria da pedagogia, ao mostrar, por exemplo, a importância da compreensão da especificidade das faixas etárias, das razões da  motivação e da autonomia (apesar de Rousseau, tal como as pedagogias não-diretivas, não ver essa autonomia enquanto construção na qual o papel do professor e a lecionação de conteúdos, a par do desenvolvimento de competências, é de fundamental relevância). O que faz um salazarento-americanizado, apenas capaz de dicotomias maniqueístas? Recolhe umas quantas ideias de uns quantos amigos businessmen-americanos-metidos-no-negócio-da-educação e, sem conhecer Rousseau para além do que sobre ele leu e copiou à pressa a partir de dicionários temáticos e a partir dos textos vomitados pelos gurus businessmen-americanos-metidos-no-negócio-da-educação, cose o que copiou num texto de estudante pouco conhecedor, num texto risível em que a unilateralidade predomina e, munido dessa gosma superficial tenta atirar Rousseau total e globalmente para o lixo. Sem sequer compreender minimamente o filósofo criticado! A gosma salazarento-americanizada foi, como sabem, um livrinho deplorável e maniqueísta acerca do “eduquês”, um excremento que fez as delícias de outros salazarentos igualmente ignorantes, superficiais e adoradores de business-na-área-da-educação. Mais valia ter continuado a copiar, de manuais ou da internet, alguns dos milhares de exemplos de aplicação da matemática ao quotidiano e reuni-los em livros de popularização da matemática. Pelo menos isso tinha alguma utilidade que se visse. Agora… aventurar-se na teoria da pedagogia e na filosofia? Nããã, isso já não está ao alcance de businessmen-copiadores, lamentamos.

E esse tipo e o seu bando têm nas mãos o rumo da educação em Portugal…

Posted in *, Educação | 3 Comments »