OLHE QUE NÃO

olhequenao.wordpress.com

NÃO É UMA BOLA DE CRISTAL, É TEORIA

Posted by * em 20/11/2011

Quando o demagogo Fernando Nobre enganava algum pessoal menos atento, nós já chamávamos a atenção, aqui, para o carácter reaccionário da sua demagogia; quando o povo egípcio comemorava o êxito do derrube de Mubarak, nós já chamávamos a atenção, aqui, para o carácter incompleto desta mobilização, devido ao facto de o poder permanecer nas mãos da mesma classe. Enquanto o povo espanhol vota, nós já chamamos a atenção para o facto de muitos dos que agora ingenuamente votam na direita virem a desiludir-se, daqui a pouco tempo, com o resultado da sua escolha. Dirão que não poderiam prever que assim seria, que ninguém pode adivinhar o futuro, que o futuro é imperscrutável; nós, pelo contrário, saberemos que isso não é verdade e que só se desiludiram por se terem deixado iludir.

É por termos uma bola de cristal? Não, o que temos é algo que se chama MARXISMO, que nos permite compreender a lógica dos processos históricos.

Numa época em que se nega insistentemente a possibilidade de apreensão teórica do futuro e se dilui a teoria numa perspectiva pragmática imediatista, importa sublinhar que o presente não existe isoladamente, o presente tem em si passado e futuro. Assim é a realidade e assim deve apreendê-la a teoria.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: