OLHE QUE NÃO

olhequenao.wordpress.com

SECRETÁRIO DE ESTADO DA BARBÁRIE

Posted by J. Vasco em 09/10/2011

 

O poltrão que encabeça a secretaria de estado da barbárie (ou comissão liquidatária da cultura) anunciou ontem que o governo vai acabar com as entradas gratuitas aos domingos na rede de museus nacionais. A justificação para avançar com a medida («a falta de receitas geradas pelos museus») é tão estúpida que impressiona. Não se está mesmo a ver que a frequência dos museus, a partir de agora, vai aumentar vertiginosamente aos domingos, fazendo disparar as receitas de bilheteira?

Para além do incontrolável arrivismo que impulsiona Viegas, as coisas acabam por fazer mais sentido do que à primeira vista parece. A cultura, para Viegas, não passa de uma aguadilha indistinta que, a par dos «livros», mistura «viagens», «requintes», «gozos» e «prazeres». É sabido que o povo não tem «gosto», nem «estilo», nem «requinte». Muito menos dinheiro para os adquirir, que são coisas de compra e venda. Ser «culto» está-lhe por isso vedado. Mas se não podes comer, diz o ditado, consola-te ao menos vendo os outros comer.

Vai daí, como bom samaritano, Viegas decidiu há uns anos, através de um execrável programa de televisão, exibir ao povo o «requinte», o «gozo» e os «prazeres», isto é, a «cultura». Para quê museus, com efeito? Ele e os seus convidados eram a própria «cultura» em exibição e em movimento: conversavam, riam (requintadamente), fumavam charutos, bebiam vinhos «requintados», picavam um petisco (seria «gourmet»?)…

Em termos de videirice e de desprezo pelo povo, nada mudou. É tudo um problema de escala. Nesses anos, Viegas tinha um estúdio de televisão para brincar à «cultura». Hoje tem uma secretaria de estado para semear a barbárie.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: