93 ANOS DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO
Posted by J. Vasco em 07/11/2010
QUE É O PODER SOVIÉTICO? (clique aqui para ouvir)
Qual é a essência deste novo poder, que nalguns países ainda não foi, ou ainda não pôde ser, compreendido?
A natureza deste poder, que está a atrair um número cada vez maior de operários em todo o mundo, é a seguinte: no passado, o país era, de uma maneira ou de outra, governado pelos ricos, pelos capitalistas, mas agora, pela primeira vez, o país está a ser governado pelas classes (e, o que é o mais, pelas massas dessas classes) que o capitalismo oprimiu.
Mesmo nas mais democráticas e livres repúblicas, enquanto o capital dominar e a terra permanecer propriedade privada, o governo permanecerá sempre nas mãos de uma pequena minoria, nove décimos da qual constituída por capitalistas e por milionários.
Neste país, na Rússia, pela primeira vez na história mundial, o governo está organizado de tal modo que apenas os operários e os camponeses, com exclusão dos exploradores, constituem aquelas organizações de massas conhecidas como Sovietes, e estes Sovietes exercem todo o poder do estado.
É por isso que, a despeito das calúnias que os representantes da burguesia em todos os países espalham sobre a Rússia, a palavra «Soviete» se tornou agora, por todo o mundo, não apenas inteligível, mas popular, se tornou na palavra favorita dos operários e de todos os trabalhadores.
E é por isso que, apesar de todas as perseguições a que os aderentes do comunismo são sujeitos nos diferentes países, o poder soviético tem, necessária e inevitavelmente, num futuro não muito distante, de triunfar em todo o mundo.
Sabemos perfeitamente que há ainda inúmeros defeitos na organização do poder soviético neste país. O poder soviético não é um milagre em acção ou um talismã. Ele não elimina, da noite para o dia, todos os males do passado – a iliteracia, a carência de cultura, as consequências de uma guerra bárbara, resultado do capitalismo predatório.
Mas ele pavimenta, de facto, o caminho para o socialismo. Oferece aos anteriormente oprimidos a oportunidade de levantarem a cabeça e de tomarem nas suas próprias mãos, num grau cada vez maior, todo o governo do país, toda a administração da economia e toda a gestão da produção.
O poder soviético é o caminho para o socialismo, descoberto pelas massas do povo trabalhador. É por isso que é o verdadeiro caminho, é por isso que é invencível.
Lénine, Março de 1919
This entry was posted on 07/11/2010 às 03:34 and is filed under Revolução de Outubro. Com as etiquetas : Lénine, socialismo. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, ou trackback from your own site.
Deixe uma Resposta