OLHE QUE NÃO

olhequenao.wordpress.com

SOBRE O GRANDE IDEALISMO ALEMÃO

Posted by J. Vasco em 23/10/2010

Foi dado à estampa, há cerca de um ano, este interessantíssimo estudo do académico grego Nectarios Limnatis, radicado nos EUA, sobre o idealismo alemão.

O livro intitula-se «German Idealism And The Problem Of Knowledge», e acompanha, do ponto de vista lógico e no plano histórico, a passagem do idealismo subjectivo de Kant ao idealismo objectivo de Hegel.

Nectarios Limnatis oferece-nos uma bem fundamentada análise, quase sempre elaborada em filigrana, das filosofias de Kant, de Fichte, de Schelling e de Hegel. Tem o enorme mérito de mostrar os vínculos necessários (não-arbitrários) que as relacionam, que as estruturam e que possibilitam o desenvolvimento e a transformação de umas nas outras, ou melhor: a transformação do idealismo kantiano no idealismo de Hegel.

O caminho não estava fatalmente determinado à partida. Mas o pôr em marcha certos aspectos da doutrina de Kant, não poderia, nem no plano lógico nem no plano histórico, ter outro desfecho que o sistema hegeliano. Hegel levou o idealismo ao seu limite máximo, nele integrando como seu momento dialéctico a própria objectividade material.

Clique aqui para ter acesso ao livro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: