OLHE QUE NÃO

olhequenao.wordpress.com

MINISTÉRIO DA DESEDUCAÇÃO

Posted by * em 08/05/2010

Dar aulas a turmas com mais de 15 alunos é praticamente uma missão impossível. No entanto, em Portugal, por preconceitos economicistas contra a cultura, o número permitido chega a atingir, pasmem-se, o dobro, cerca de trinta alunos por turma! Imaginem o que é tentar acompanhar simultaneamente trinta alunos, cada um com as suas dúvidas, cada um com o seu ritmo, cada um com a sua personalidade. Quase não é possível, sequer, deixá-los colocar dúvidas, fazer perguntas sobre a matéria e responder às mesmas: cada aluno teria ao seu dispor, no máximo, três minutos. Qualquer professor sente essa dificuldade na pele todos os dias e faz o que pode para tentar superá-la, mas não é nada fácil. O actual número de alunos por turma é um completo absurdo. Pode-se mesmo afirmar que se o Ministério da Deseducação tomasse a medida (além da já tomada medida de aumentar a escolaridade para os 12 anos) de diminuir o número de alunos por turma, já estaria a fazer mais pela educação em Portugal do que fez com todas as medidas das últimas décadas.

Pois bem, vem agora um Secretário de deseducação, cujo apelido já indicia o que quer fazer com a educação neste país, dizer…dizer… escolham:

A) Que o Governo pretende diminuir o limite máximo de alunos por turma, contribuindo, desta forma, para o ensino em Portugal;

B) Que o Governo, embora compreenda a grave situação quanto ao elevadíssimo número de alunos por turma, não pode, neste momento, proceder a reformas neste sentido;

C) Que o Governo rejeita liminarmente toda e qualquer redução do limite máximo de alunos por turma, uma vez que esta pretensão se basearia na ideia falsa, de senso comum, de uma correlação entre a dimensão das turmas e os resultados dos alunos.

Escolheram? Acertaram? Pois, está-se mesmo a ver que já conhecem os tipos que nos governam!

Dá vontade de dizer duas coisas:

A)        Será que é verdade que usam mesmo, como critério para trabalhar como secretário de estado desse ministério, comprovativos de burrice e de sem-vergonhice?

B)        Ideia de senso comum é a tua tia, pá!

Anúncios

Uma resposta to “MINISTÉRIO DA DESEDUCAÇÃO”

  1. miau, miau, mó said

    Infelizmente é o estado da nossa “deseducação”… ser docente hoje em dia é quase como ir à guerra do ultramar… ou se gosta realmente…. ou morre-se…

    P.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: