OLHE QUE NÃO

olhequenao.wordpress.com

COPPOLA

Posted by J. Vasco em 26/02/2010

Um dos maiores artistas do século XX: Francis Ford Coppola.
Nas décadas de 80 e 90 do século passado, o seu génio não teve limites. Apenas a título de exemplo: «Rain People», «Rumble Fish», «The Godfather», «Apocalypse Now», «One from the heart» (esta pérola é das coisas mais belas que se pode ver. Vê-se com um misto de pasmo, de deslumbramento, e de comoção viva. É o raccord universal, a arte total, a fusão, através do cinema, da música, do teatro, da pintura e do bailado. Conta com os sons e com as vozes dos inesquecíveis Tom Waits e Crystal Gayle).
O ano de 1984 é o ano de «Cotton Club». Grande filme, a muitos títulos. Quem queira conhecer minimamente a história dos EUA no século XX não o pode dispensar. Está lá tudo – política, cultura, economia, questão racial, etc.
Agarrem-se às cadeiras. Em 2:24 vamos assistir a um muito peculiar pedido de casamento.
Por aqui se percebe de onde vem Michael Jackson. Percebem-se ao mesmo tempo vários dos seus limites político-sociais, na involução que marcou o seu percurso.
«Cotton Club» decorre nas décadas de 30 e 40 do século passado, no Harlem. Os maiores músicos, dançarinos e cantores desse tempo eram negros, que tocavam em clubes nocturnos (contactavam musicalmente com alguns judeus, que, por atacado, enriqueceram o seu Klezmer). Depois de um dia de escravização dos negros, os brancos endinheirados iam assistir a essas estrondosas sessões de jazz, de dança e de canto. O acesso era reservado a brancos. Os artistas negros eram obrigados a entrar pelas traseiras. Em 1940 (e em 50, 60, 70, ainda 80…). Para que fique registado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: