OLHE QUE NÃO

olhequenao.wordpress.com

O QUE TU QUERES SEI EU!

Posted by * em 15/02/2010

MENTIRAS QUE OS EXPLORADOS ENGOLEM:

Para a mentira ser segura/ e atingir profundidade,/ deve trazer à mistura/ qualquer coisa de verdade

(António Aleixo)


“O POVO VIVE NA MISÉRIA PORQUE É ROUBADO PELOS POLÍTICOS!”

É uma das mentiras preferidas da burguesia. Tem várias vantagens: em primeiro lugar, junta, sob o termo “povo”, os explorados e os exploradores. Depois, contrapõe este “povo” aos políticos, desviando a atenção e a raiva dos explorados, que em vez de se concentrarem na luta contra a exploração, concentram-se na luta contra “os privilegiados”. No entanto, se duplicarmos ou triplicarmos o salário de todos os políticos do país, o país continuaria praticamente na mesma situação; se abolirmos os salários de todos os políticos, também a situação económica do país continuaria praticamente na mesma. Mas enquanto o povo se indigna com os deputados, os Belmiros de Azevedo sorriem, complacentes com a ingenuidade da plebe.

“QUANTO MENOR FOREM O ESTADO E OS IMPOSTOS, MELHOR SERÁ PARA A SOCIEDADE!”

O Estado é um aparelho de repressão, é um aparelho, fundamentalmente, a serviço dos exploradores. No entanto, o Estado permite também a instituição de algum carácter social aos bens sociais, que, de outro modo, estariam directamente nas mãos dos exploradores. O que é público pode ser mais controlado pelos trabalhadores do que o que é privado. Pagar impostos e receber em troca serviços sociais de qualidade depende muito da capacidade de intervenção dos trabalhadores em defesa destes serviços. Mas, para os trabalhadores, é pior  pagar  menos impostos se isso significar ter de pagar os custos totais serviço a serviço. Isto porque, no primeiro caso, a burguesia é também obrigada a pagar impostos que revertem a favor de todos; no segundo caso, os trabalhadores têm de arcar, em cada caso particular, com as despesas todas. Para a burguesia é sempre melhor pagar menos impostos, uma vez que, tendo dinheiro para pagar serviços privados e não tendo necessidade de usar os serviços públicos, também não têm razão para querer contribuir para a sua manutenção.

“CLASSE POLÍTICA, CLASSE DOS PROFESSORES, CLASSE DOS ADVOGADOS, ETC”

Nada disto são classes sociais. estes grupos sociais não têm uma relação específica para com os meios de produção. A burguesia tem interesse em chamar “classe” a qualquer grupo social para confundir as coisas e disfarçar o antagonismo entre as verdadeiras classes sociais (até pode falar da classe dos motoristas, classe  dos bombeiros, etc). A burguesia “tem o direito” a ser ignorante, mas os trabalhadores não se podem dar a esse luxo.

“OS PARTIDOS SOCIALISTAS EUROPEUS SÃO PARTIDOS DE ESQUERDA”

Mentira que confunde não apenas os trabalhadores, mas grande parte da própria esquerda. Se o critério usado for a posição frente ao regime capitalista e à exploração (de apoio ou de negação), então os partidos socialistas são, evidentemente (desde há muito tempo) partidos de direita. Não são apenas partidos que levam a cabo políticas de direita, são partidos que não poderiam, sendo quem são, levar a cabo outras políticas. Há direita mais reaccionária? Há, sem dúvida! Os partidos socialistas situam-se (por enquanto), no terreno da direita democrática. Mas a existência de bandidos piores, não transforma um bandido numa pessoa de bem.

 

Anúncios

2 Respostas to “O QUE TU QUERES SEI EU!”

  1. […] um grão de preocupação com a apreensão teórica da realidade (como Jyoti Gomes já mostrou aqui e aqui, a burguesia pode dar-se ao luxo de, para continuar a explorar, actuar apenas ao nível da […]

  2. albina said

    …privatização da “nossa ingenuidade”, é real o risco.
    Com tantos anos de experiência de luta pelo povo, de muitos comunistas, percebemos que alguns dos(explorados) apenas lhes conhecem as siglas.A realidade que se vive, merece mais que um grão de preocupação,para muitos é ainda virtual.
    Já dizia A.A.
    Esse sujeito é capaz/de fazer mil promessas./Mas faz tudo às avessas/das promessas que faz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: